Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Temos 48 visitantes online, total de visitas: 1.311.326

História da Terra

Dista da sede de concelho aproximadamente 8 Km e confronta com o vizinho concelho de Amares. É servida pela E.N. 205 e pelas E.M. 595 e 596.
A sua primeira referência documental data de 1220, integrado no termo de São João de Rei, e em 1706 ainda permanecia, embora no Couto de Pousadela.




Existem várias versões do nome de Monsul, segundo alguns historiadores, parecendo recordar uma tradição antiga, ou que a palavra venha de Monssanctus, uma qualquer montanha sagrada aberta ao culto das religiões primeiras, ou que venha do Árabe Moçaum, indicando a passagem por estes lugares das tribos de Moçamudes que na península entraram em 1147.

Segundo outros, S. Martinho de Missulo ou Moçul ou então como aparece documentada em 1220, com o nome de Mozul. Um século depois aparece a actual designação. Aquando da extinção do concelho de São João de Rei, em 31 de Dezembro de 1853, passa para o da Póvoa de Lanhoso.



Os vestígios da presença humana na freguesia datam do período de Romanização, merecendo, no entanto, alguma atenção, o Couto de Pousadela, ligado a que estavam os Condes de Unhão.Entre os Censos de 1991 e 2001 Monsul teve um crescimento populacional apenas de 2%. Esta freguesia com 2,81 Km2 tem, e, 2001, uma densidade populacional de 286,8 hab./ Km2 (superior  à média do concelho: 171,4 hab./ Km2

A freguesia de Monsul é constituída pelos lugares de Pousadela, Além, Bárrio, Burgo, Cabo, cancela, Devesa, Estremadouro, Forquelas, Ilha, Lacaó, Lamas, Montorro, Negrelo, Santa Luzia, Santril, Souto e Várzea.

A Igreja Matriz, a Capela de Santa Luzia, a Capela da Nossa Senhora das Arcas, cuja antiga imagem se encontra no museu da Sé; a casa de Lamas, e a casa da Ilha, privadas e recentemente recuperadas, as belezas naturais das margens do rio Cavado, onde se pode praticar a pesca  à truta e ao barbo, a caça ao coelho e ao tordo, são motivos mais que suficientes para um visita demorada a esta freguesia.



 O grupo desportivo de Monsul, que se dedica  à prática de futebol, é a colectividade que merece destaque.

A tradicional romaria ao S. Tiago, realiza-se no dia 25 do mês de Junho, com a pompa e tradição das romarias Minhotas.


A gastronomia é a típica da Região do Minho (pica no chão, sarrabulho, bola de sardinha, etc.)